Mas onde pendura as roupas?

setembro 05, 2012 Helô Righetto 14 Comentários

Isso foi a primeira coisa que perguntei pro Martin quando ele me mandou as fotos dos apartamentos que estava vendo pra alugar aqui em Londres: onde que vai o varal?

Parece besta, afinal a mudança pra outro país tem tantas outras barreiras muito mais assustadoras, mas a rotina na verdade é feita de coisas muito menores. Principalmente dentro de casa. A gente estranha, mas aprende rapidinho que:
  • O varal tem que ser portátil e fica onde há espaço 
  • A máquina de lavar roupas fica na cozinha mesmo
  • Não tem ralo na cozinha ou no banheiro (fora o do chuveiro, claro)
  • O alarme de incêndio vai disparar quando você fritar um bife e não há nada que você possa fazer além de abanar a fumaça
  • Não tem tanque, aliás, não tem o luxo da área de serviço: quer lavar roupa na mão, lava no chuveiro, na pia, na banheira (ou, obviamente, manda lavar fora)...
  • A tomada tem interruptor
  • O banheiro não tem tomada
  • O interruptor de luz do banheiro ou fica do lado de fora ou não é um interruptor: é uma cordinha de puxar
  • Já que abrir a janela durante o inverno é algo fora de cogitação, existem uma frestas perto da janela, tipo uma ventilação, que servem pra dar aquela circulada básica no ar (mas também podem ser fechadas)
  • Não tem jeito: o aquecedor é essencial e feioso, mas não dá pra não ter ou pra disfarçar sua feiúra
(nos comentários ja tem alguns adendos muito bons!)

Não sei exatamente porque pensei nisso só agora, quase 4 anos depois de ter me mudado pra cá, mas achei interessante listas essas pequenas (grandes!) diferenças, pra ficar pra posteridade.

14 comentários:

  1. Varias casas ainda tem torneiras de agua quente e fria separadas.

    ResponderExcluir
  2. O banheiro nao tem tomada??? E como faz para secar o cabelo??? kkkk
    Incrivel como as coisas sao diferentes! Aqui nos EUA eu sinto falta de tanque!!! Onde lavo o tenis??? Na pia da cozinha!!! Nojento! Mas nao tem jeito!
    Com o tempo a gente se acostuma!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em qualquer outro canto da casa, geralmente no quarto : ) pois é Nina, se acostuma mesmo!

      Excluir
  3. A minha lista é quase toda igual, exceto que o interruptor do banheiro é fora, mas não é uma cordinha e tenho só uma torneira, mas que regula a temperatura da água :) Então, a casa francesa é parecida :)

    ResponderExcluir
  4. O eu aqui de novo com o meu torrão natal , Barro Branco. Não tinha banheiro. Vc. ia na casinha la no fundo do terreno. Não tinha chuveiro , banho de banheira no sabado. Durante a semana so dava uma de mão. Se a noite desse uma dor de barriga a unica alternativa fora a casinha que ficava longe e era muito escuro, era o penico. Então , independente do país esta tudo otimo. E olha que so tenho 61.

    ResponderExcluir
  5. o interruptor de tomadas foi o meu favorito!
    tinha que ter aqui no Brasil!

    ResponderExcluir
  6. Ai, a coisa mais nojenta que ainda existe em muitas casas daqui (principalmente de gente mais idosa que foi acostumada assim e nunca mais trocou) é carpete no banheiro e/ou na cozinha! Péssimo e nojento!
    Outra coisa que lembrei é que às vezes eles tem dois "banheiros": um tem a banheira e uma pia e o outro tem só a privada! Já morei em duas casas que eram assim! haha
    Bem estranho...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3:24 PM

    Ai, eu tb morei em Londres num apto com carpete no lavabo....Eca!!!! Na verdade, era só um cubículo com privada na área social, e não tinha pia!!!!!!!!!!!!!!!! Meu, pensa nas bactérias que as visitas espalhavam pela casa depois de usar o banheiro, socorro!
    Já na Espanha achei os banheiros normais, mas sem área de serviço nem tanque, e máquina de lavar roupas na cozinha também. E os ralos no banheiro e cozinha fazem falta....Limpar o chao com aquela "fregona" ou "mop" é meio nojento né??? De vez em quando precisariaa esfregar, passar um rodo...
    Mas ninguém ganha de algumas repartições públicas da Itália, onde não tem privada, mas sim LATRINA! Gente, não consegui nem fazer xixi....
    Nossa sis, seu post me fez lembrar várias coisas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Anônimo4:26 PM

    Aqui na França é assim também, o interruptor é do lado de fora do banheiro. Eu sinto uma falta imensa do tanque. Estranho, difícil se acostumar no começo.

    ResponderExcluir
  9. Eu lembro quando cheguei em Edimburgo e as 3 primeiras coisas que comentei com a minha mãe foram: as tomadas pro lado de fora do banheiro, o varal (no meu caso) ficava no banheiro (era pequeno, mas dava pro gasto) e o quando eu queria ligar o fogão eu tinha que ligar ligar o interruptor, como se fosse luz e a cada 15 minutos ele desligava sozinho. Era um saco cada vez que eu queria cozinhar algo, pq tinha que ficar ligando a tomadinha a cada 15 minutos. Mas eu entendo a paranoia que eles tem quando o assunto é incendio e tal.

    ResponderExcluir
  10. E rodo? Por que se não tem ralo, não precisa de rodo, né? Meus cunhados moravam no Canadá e abriam um sorriso quando viam um.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6:22 AM

    Helo, jah vao fazer 4 anos? Lembra do frio que tava qdo a gente se conheceu no noodle place? Outubro, nao?

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Hahahaha! Essas coisas são bizarras mesmo! Poxa, área de serviço é essencial, máquina na cozinha é uó! rs
    Tomada com interruptor achava bom, e o varal portátil também, mas acaba sempre atrapalhando algum canto, né não?
    Mas é incrível como a gente acostuma com essas coisas, hoje voltei pro Brasil, tenho área de serviço e não entendo como é que eu me virava sem! Hahahaha! Coisas que a gente não entende!
    Beijão!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta